Amo a minha mulher, os meus filhos e a minha família. Adoro cantar e contar piadas. Mario Feres (30/04/1967 – 01/04/2011)

Mario Feres Sonhador

por José Márcio Castro Alves

Gravar o Mario Feres na intimidade, ao longo de muitos anos, foi para mim bem mais que um prazer. Era um dever, pois eu sabia da importância dele como artista e também sentia a magnitude da sua alma, generosa, encantada.
Ele gostava de me mostrar as suas composições, quase sempre em momentos reservados. Ora me levava no estúdio dele ou às vezes na minha casa. Foram inúmeras vezes em que ele gravava uma prova e ia me mostrar, arquitetando os arranjos e falando: aqui eu coloco as cordas, etc...
Tive a felicidade de gravar coisas belíssimas com ele ao piano, onde eu filmava a melodia e depois eu aproximava o microfone até bem perto da sua boca pra pegar o som da voz mais nítido, uma vez que nesta parte eu cobriria o filme com fotos. Fizemos tudo combinado, sempre dando certo na primeira. Nunca repetimos.
Esta gravação é da música Sonhador, que ele fez a melodia e o João Ferraz fez a letra. Não foi gravada em disco, mas eu gravei em filme e a atiro à crítica.


Devolva-me o Abraço do Mario

Abraço é aconchego gostoso, afago doce, caloroso, que de tão espontâneo ninguém percebe que é troca que logo se recebe. Troca de boas energias que tem sabor, traz alegria. Abraço é coisa de quem ama e vive em perfeita sintonia. Abraço é mais que se tocar. É uma forma de se dar. Abraço é fala sem palavras. E como é bom poder assim falar. Falar apenas com o coração, nesta entrega que faz tanto bem. E tão rápida é a troca que quando um vai, o outro já vem. Abraço é gesto de ternura, um carinho que perdura. Abraço é beijo na alma, é carícia da forma mais pura.
Célia Jardim

E por falar em abraço, João Viviane compôs e o João Ferraz escreveu Devolva-me, para o Mario cantar e nos abraçar.

Ponteio de Edu Lobo com Mario Feres, Vania Lucas e Ivan Vilela.



por José Márcio Castro Alves
Ponteio de Edu Lobo com Mario Feres, Vania Lucas e Ivan Vilela.
Foi no dia 26 de Novembro de 2009, no SESC de Ribeirão Preto. O Mario Feres me chamou pra filmar o show. Noite gostosa em Ribeirão, com muita música e uma bela pizza ao final do encontro.
Este vídeo caseiro e doméstico é uma pequena amostra da música do Edu Lobo, com algumas imagens colhidas no google imagens que usei para ilustrar o filme.
Salve o Edu Lobo, salve o Mario Feres que gostava tanto dele, salve todos aqueles que compõem esse grande espetáculo que é a vida com música.

Quem é? - Sucesso da dupla Mario e Vania



Quem é?
Se trata de uma canção de Custódio Mesquita e Juracy Camargo que foi um sucesso da dupla Mario feres e Vania Lucas, um número apresentado por eles em vários shows. Mario, tanto no piano como no violão, primoroso, não deixando qualquer vácuo na harmonia.
No show de lançamento do disco Minha Vontade, da cantora Vania Lucas, Mario e Vania encerram o espetáculo no Teatro Pedro II, ao final de 2006.

O Mario que ninguém viu - Mario no piano com a NDR Pops Orquestra em Hannover, Alemanha, e no New Morning de Paris.

Ensaio com Jaques Morelenbaum regendo a NDR Pops Orquestra (Alemanha), a Paula Morelenbaum cantando e o Mario Feres no piano (Outubro de 2008 - Hannover)



Mario Feres ganhou o mundo com o seu talento e a sua musicalidade. O mesmo aconteceu com o maestro Jaques Morelenbaum, o celista preferido do compositor Tom Jobim e um dos poucos que conhecem a fundo a sua obra. Jaques acompanhou o Tom em discos e shows pelo mundo afora a partir de meados da década de 1980.
Com a morte de Tom Jobim (4/12/1994), Jaques Morelenbaum e o maestro Paulo Jobim, filho de Tom e também um profundo conhecedor da obra musical do pai, dariam continuidade ao trabalho germinado no disco O Tempo e o vento (1985), gravando em 1999 o disco Quarteto Jobim-Morelenbaum, com Paula Morelenbaum na voz, Jaques Morelenbaum no cello, Daniel Jobim no piano e voz, e Paulo Jobim no violão e voz. Fizeram inúmeros shows no Brasil e no mundo.

A partir de 2001, Mario Feres passou a integrar interinamente o Quarteto e fez algumas apresentações no Brasil, inclusive em Ribeirão Preto, no Teatro Pedro II.
Em 2003, Mario Feres excursionou com o Quarteto Morelenbaum pela Itália, França, Espanha e Croácia. Em Paris, o Quarteto contava com a Paula Morelenbaum – voz,
Jaques Morelenbaum - violoncelo, Mário Feres – piano e Lula Galvão - violão. Se apresentaram no New Morning, em Novembro de 2003.
Em 2008, o maestro Jaques Morelenbaum convidaria novamente o pianista Mario Feres para uma temporada de concertos junto à NDR Pops Orquestra (Alemanha), onde o Mario Feres fez dois arranjos para o Concerto “Brasil” em 31/10/2008, em Hannover.
Fica uma pergunta no ar:
Se o maestro Jaques Morelenbaum trabalhou com Tom Jobim por quase uma década, se ele fez arranjos para muitas das suas músicas que foram gravadas pelo próprio Tom, se ele conhece como poucos a música do Tom, por que será que ele se encantou com o Mario e o convidou para fazer o piano nas músicas do Tom Jobim nas duas excursões que fez pela Europa até então?